terça-feira, 4 de outubro de 2011

os outros



Não é só de Lygia Clark e Hélio Oiticica que é feita nossa arte. O reconhecimento de outros brasileiros de peso por importantes instituições ao redor do globo vem acontecendo cada vez com mais frequência. É o caso de Lygia Pape que ganha sua primeira grande retrospectiva fora do Brasil: no Museu Nacional Centro de Arte Reina Sofia, em Madri, uma das principais instituições da Europa.

“Espaços Imantados”, que permanece até dia 3 de outubro na Espanha, segue em dezembro deste ano para Serpentine Gallery, em Londres. A surpresa é que, diferente da mostra de Oiticica, em 2007, e Cildo Meireles, em 2008, (ambas na Tate Modern), “Espaços Imantados” desembarca no Brasil no início do ano que vem, na Pinacoteca do Estado, o que da aos brasileiros a chance de ver ao vivo e a cores uma incrível seleção dos trabalhos da artista carioca.

Pape já havia ganhado alguns tributos de peso, o mais importante deles durante a 53ª Bienal de Veneza, em 2009, com sua instalação “Tteia” (abaixo), composta por fios dourados e prateados inicialmente montada em 1976. Esta mesma instalação também ganhará um pavilhão próprio em Inhotim, a ser inaugurada em abril/maio de 2012.



E para recepcionar os visitantes no museu espanhol, (e despedir-se dos leitores desse post) a obra "Roda dos Prazeres", formada por vasilhas de pocelana com variados liquidos coloridos.