terça-feira, 17 de janeiro de 2012

moda bio, vida bio

Eu não trabalho em ONG. Muito menos em empresas de planejamento sustentável ou em pesquisas para o meio ambiente. Sou jornalista, atualmente edito a parte de moda de uma revista impressa. Digamos que isso não retrataria uma pessoa "bio", pelo contrário. Mas durante estes milagrosos dias de férias de final de ano, me dei conta que quero, cada vez mais, incorporar estes conceitos naturebas na minha vida. O mínimo a gente faz - eu e meu marido reciclamos lixo, compramos produtos que ajudam o meio ambiente.. tentamos fazer essas pequenices ao nosso alcance. Até porque, sou uma apaixonada por plantas. E, quem tem fixação por esses seres da natureza não pode ignorar o fato do mundo estar indo para o lado oposto. Mas este ano novo me dei conta de que há algo mais a se fazer, mesmo quando a sua área não dialoga diretamente com o tema.

Há tempos vemos estilistas e marcas trabalhando com materiais que não agridem o meio ambiente. Mas dois desfiles na temporada de outono/inverno 2012 no Fashion Rio me chamaram a atenção:

Alexandre Herchcovitch
Pela primeira vez oficialmente no line-up da semana de moda carioca com uma nova marca, a Herchcovitch, o estilista apresentou uma bolsa feita de lona Cargo, mesmo tecido usado nas lonas de caminhão. A peça foi desenvolvida pela EcoSimple, fornecedor que produz reciclados através da coleta de sobras de tecidos descartados pela indústria têxtil. No final do mês, o estilista ainda lança uma coleção de malhas sustentáveis, em parceria com a mesma empresa,  para sua coleção prêt-à-porter.



TNG
A grife de Tito Bessa Jr. desfilou no Pier Mauá uma coleção de jeanswear 100% ecofriendly. As peças foram produzidas pela denovo®, empresa pioneira no Brasil no desenvolvimento de tecidos ecológicos. O jeans TNG foi feito com base nas garrafas PET, coletadas do lixo, higienizada, moída e derretida até serem transformadas em fibras de poliéster (e misturadas com algodão orgânico). Seguindo o mood bio, a marca ainda apresentou óculos em acetato 100% reciclado e cintos, bolsas e sapatos criados com raspa de couro.



E, além de tudo, são lindas! Agora é esperar para ver quais outras novidades "bio" a semana de moda paulistana vai trazer por aí.