segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Árvore da Felicidade

árvore da felicidade na minha casinha

Turma do ap: esta é uma planta indispensável para quem quer deixar a casa um pouco mais verde por dentro. Catalisadora de energias positivas, a árvore da felicidade se tornou bem popular nos anos 70, quando passou a ser cultivada em par: a “planta-macho” (Polyscias guilfoylei) e a “femea” (Polyscias fruticosa). O casal de plantinhas são espécies diferentes do mesmo gênero e ambas pertencem à família das araliáceas. A principal diferença entre elas é que a fêmea apresenta folhas recortadas em pequenas partes, bem afinadas, e o macho folhas compostas, com uma cor verde mais intensa, lembrando a forma das folhas da salsa. Elas gostam de muita claridade, mas sem sol direto. Além disso, sua folhagem se desidrata com facilidade quando exposta ao vento.

Dica:
Plante a muda num vaso de bom tamanho (cerca de 30 cm de diâmetro e 50 cm de altura), para que a planta possa se desenvolver durante um tempo razoável sem precisar de transplante. Para garantir uma boa drenagem, use a seguinte mistura de solo:
1 parte de terra comum
1 parte de terra vegetal
1 parte de composto orgânico
1 parte de areia

Em geral, uma boa medida é regar uma vez por semana nos meses frios e de duas a três vezes por semana no verão. Mas não deixe de observá-la, pois planta dá sinais de suas necessidades. Adube-a na primavera e verão. Uma curiosidade é que elas exalam um aroma característico sempre no final da tarde.

Nenhum comentário: