domingo, 21 de novembro de 2010

rest energy


A primeira vez que vi esta obra da artista sérvia Marina Abramovic foi na Bienal de Veneza. Me lembro de estar com o Jeff, um amigo fã dela há tempos, e me deparar com o vídeo desta peça, chamada 'rest energy'. A gravação tinha algo entre 5 minutos, e nela, Ulay aparece segurando o arco e flecha em direção ao coração de Marina. Ao fundo, se podia ouvir o batimento cardíaco de ambos. Estes batimentos aceleravam conforme o balançar dos corpos em equilíbrio. Lembro-me de dizer: "ele vai matá-la!" e o Jeff completar: "não, Carol, eles estão se apaixonando". Acho maravilhoso o leque de interpretações que algumas obras de arte despertam nas pessoas. Durante a semana passada, onde estive durante muitas horas ao lado de Marina Abramovic por conta de sua exposição que acaba de inaugurar na Luciana Brito Galeria, tive a oportunidade de ouví-la contar que 'rest energy' se trata do equilibrio que precisa haver dentro de um relacionamento. Sim, quando estamos realmente entregues a uma pessoa, a flecha está inevitavelmente apontada ao nosso lado esquerdo do peito. Mas o equilibrio do relacionamento faz com que a flecha apenas aponte, mas não seja disparada. Quando a união perde este balanço, a flecha fere um dos dois lados. 

Desde então, e mesmo depois de conhecer tantas obras que me encantaram deste grande nome da performance, esta não deixou de ser a minha predileta.

Dedico esta peça a todos aqueles que amam e que acreditam no equilibrio. Esta é, na minha opinião, uma das chaves do amor que nos traz a real felicidade e uma grande paz de espírito.

5 comentários:

Diana Motta disse...

Marina Abramovic é foda, esse video tmbem é meu preferido!!

Uma Ju disse...

keep the balance.
;o)
bjx, carol.

disse...

cá, c sabe que ele pirou e pediu a separacao? Ela aceitou com a condicao que o divorcio fosse a ultima performance deles juntos. ele cummpriu e desapareceu.

Ana Carolina Ralston disse...

pois é, na mulhara da China!!
fefe, vc vem no ano novo?

disse...

ahahahaha isso mesmo!!! loucura!

Nao, cacá. Se for, vou só em fev. I'll let u know. Küsse, küsse!