A primeira vez que vi esta obra da artista sérvia Marina Abramovic foi na Bienal de Veneza. Me lembro de estar com o Jeff, um amigo fã dela há tempos, e me deparar com o vídeo desta peça, chamada 'rest energy'. A gravação tinha algo entre 5 minutos, e nela, Ulay aparece segurando o arco e flecha em direção ao coração de Marina. Ao fundo, se podia ouvir o batimento cardíaco de ambos. Estes batimentos aceleravam conforme o balançar dos corpos em equilíbrio. Lembro-me de dizer: "ele vai matá-la!" e o Jeff completar: "não, Carol, eles estão se apaixonando". Acho maravilhoso o leque de interpretações que algumas obras de arte despertam nas pessoas. Durante a semana passada, onde estive durante muitas horas ao lado de Marina Abramovic por conta de sua exposição que acaba de inaugurar na Luciana Brito Galeria, tive a oportunidade de ouví-la contar que 'rest energy' se trata do equilibrio que precisa haver dentro de um relacionamento. Sim, quando estamos realmente entregues a uma pessoa, a flecha está inevitavelmente apontada ao nosso lado esquerdo do peito. Mas o equilibrio do relacionamento faz com que a flecha apenas aponte, mas não seja disparada. Quando a união perde este balanço, a flecha fere um dos dois lados.
Desde então, e mesmo depois de conhecer tantas obras que me encantaram deste grande nome da performance, esta não deixou de ser a minha predileta.
Dedico esta peça a todos aqueles que amam e que acreditam no equilibrio. Esta é, na minha opinião, uma das chaves do amor que nos traz a real felicidade e uma grande paz de espírito.
5 comentários:
Marina Abramovic é foda, esse video tmbem é meu preferido!!
keep the balance.
;o)
bjx, carol.
cá, c sabe que ele pirou e pediu a separacao? Ela aceitou com a condicao que o divorcio fosse a ultima performance deles juntos. ele cummpriu e desapareceu.
pois é, na mulhara da China!!
fefe, vc vem no ano novo?
ahahahaha isso mesmo!!! loucura!
Nao, cacá. Se for, vou só em fev. I'll let u know. Küsse, küsse!
Postar um comentário