domingo, 31 de outubro de 2010

hortinha em casa



Meus tomates! quase no ponto

Há algum tempo dei início a uma mini-horta no meu ap. Principalmente para os temperos, a hortinha funciona que é uma maravilha! A comida fica mais saborosa e você um pouco mais perto das plantas. Hoje mesmo me dei conta que meu tomateiro está prestes a render uma boa salada. Se você também tem vontade de ter uma na sua casa, seguem algumas plantinhas fáceis de cuidar para você começar sua empreitada:

ALECRIM -Escolha um vaso de pelo menos 30 centímetros de altura, afinal ele dura em média 10 anos e na fase adulta se torna um arbusto. Para não tirar lascas nem machucar a planta, faça sempre a colheita dos galhinhos com uma tesoura de jardinagem.

CEBOLINHA - Por ser mais suscetível ao ataque de pulgões, dura em média apenas seis meses. Apesar disso, pode ser colhida até quatro vezes, rebrotando fácil e rapidamente, desde seja plantada em solos bem drenados e ricos em matéria orgânica.

MANJERICÃO – Com duração média de dois anos, o ideal é que seja plantado em vasos grandes, com no mínimo 30 centímetros de altura. Como as flores roubam o aroma das folhas, a dica é cortar seus botões.

SALSINHA –Ideal para ser cultivada em vasos ou canteiros pequenos. Ela dura em média seis meses e rebrota até quatro vezes, desde que na hora de colher, o galho também seja cortado, e não apenas as folhas, deixando-o a um ou dois dedos de distância do solo.

HORTELÃ – É importante que não seja plantada com outras ervas no mesmo vaso, pois suas raízes agressivas matam as outras espécies. Com duração média de um ano, depois de quinze dias do plantio, já pode ser colhida. Para estimular os brotos, as pontas em crescimento devem ser sempre colhidas.

TOMATE - Apesar de ser mais delicado, o tomateiro também se adapta bem ao cultivo em pequenas áreas. Ele gostam de água em abundância, de quatro a cinco vezes por semana em suas raízes. Também precisa de altas temperaturas para crescer de forma saudável. Normalmente, o tomate cereja se adapta melhor em potes de barro ou vasos.

3 comentários:

Diana Motta disse...

mmmmm que deliica. adorei ca!

Anônimo disse...

minha hortinha também anda a mil! adorei a idéia dos tomatinhos, vou adotar. E a dica do hortela tmb veio a calhar, plantei o meu com outros plantas e ele tá querendo dominar mesmo o ambiente, mocinho espaçoso! beijinhos pics

Bombom disse...

Adorei!