sexta-feira, 25 de novembro de 2011

modernamente erudito


Confesso que quando o convite para assistir ao regente Thomas Adès, na Sala São Paulo, chegou às minhas mãos não fiz lá muita festa. Apesar de ser grande fã de música clássica desde meus tempos de bailarina, não conhecia suas composições e fiquei receosa com o título de "músico erudito contemporâneo" que lhe foi dado. Pensei comigo: será isso algo que vale verdadeiramente a pena? Pois bem; a resposta veio logo nos primeiros movimentos de sua batuta. E para minha certa ignorância clássica, um santo remédio. Thomas Adès foi uma das melhores coisas que ouvi nos últimos bons anos de vida

O compositor inglês é um dos grandes nomes da música erudita da atualidade. Já comandou orquestras como a London Symphony, a Chamber Orchestra of Europe e a Los Angeles Philharmonic. Quando a obra prima de sua primeira fase estreou, Adès tinha apenas 26 anos. E foi com esta obra, chamada Asyla, que o músico terminou o primeiro ato de sua apresentação na Sala São Paulo. Também foi ao ouvir esta mesma obra que me apaixonei perdidamente por suas composições. Além disso, Asyla foi a escolhida, junto a Quinta Sinfonia de Mahler, pelo regente Simon Rattle para sua estreia na direção da Filarmônica de Berlim, em 2002. Nada mal, não é mesmo?

O segundo ato ainda contou com a participação do violinista inglês Anthony Marwod. Com um certo ar sombrio, a notas de Marwood encantaram a plateia. E, para finalizar, Adès apresentou sua mais nova composição: Polaris - Viagem Para Orquestra. A obra foi composta para a abertura da nova sala da New World Symphony, projetada por Frank Gehry, em Miami Beach, Flórida. Sua estreia mundial foi em Janeiro deste ano, sob a batuta de Michael Tilson Thomas. Com a Osesp, a obra tem sua estreia sul-americana. 

Ficou curioso? Veja abaixo um dos movimentos de Asyla para matar a vontade:


quarta-feira, 23 de novembro de 2011

cena da semana

Este final de semana estive na inauguração do Solar da Marquesa de Santos, perto do Pátio do Colégio, no centro de São Paulo. A casa, típica do século XVIII, foi reformada e se transformou em um museu, que abriga objetos da então amante de D. Pedro I.  Entre as peças preservadas, esta uma pintura em que a Marquesa aparece usando delicados anéis em todos os dedos. Não é lindo? Está aí uma tendência extremamente feminina para o verão 2012. Aposte nos anéis :-)

domingo, 20 de novembro de 2011

Dior Couture


Uma das mais importantes grifes da alta-costura, a Dior, lança este mês no exterior mais um livro para compor a majestosa biblioteca da moda. Dior Couture Patrick Demarchelier apresenta 120 imagens, clicadas pelo renomado fotógrafo francês Patrick Demarchelier, que contam a história da maison. Entre os looks selecionados, estão alguns da primeira coleção da grife, criada em 1947. 

A publicação da editora Rizzoli New York chega em boa hora: desde a saída de John Galliano da direção criativa da marca, no início do ano, nenhum pronunciamento foi dado sobre quem seria o novo nome a assumir o posto. Galliano foi detido e afastado da grife por ter feito declarações antissemitas em um vídeo divulgado na Internet, deixando a Dior em maus lençóis entre consumidores e a imprensa especializada. Atualmente, um dos nomes mais cotados para o cargo é o estilista nova-iorquino Marc Jacobs, à frente da Louis Vuitton e de sua marca homônima.

Será que as belas imagens do livro, revivendo os tempos áureos da marca, vão ajudar a Dior a se recompor nesta nova fase pós-Galliano? 








sexta-feira, 11 de novembro de 2011

cena da semana


Saias longas, com uma leva transparência, estão em alta na estação. Ainda mais se o tema do estampado for flores. A foto acima ficou ainda mais charmosa pelo detalhe da meia, com um babadinho bem delicado e um certo ar vintage. Abuse também de saltos anabela: são mais confortáveis e ficam ótimos em looks estilo campestre ;)

sábado, 5 de novembro de 2011

interpretando arte

"Nada se cria, tudo se copia". A máxima foi levada a ferro e fogo no editorial clicado por Peter Lindbergh com a lindíssima atriz Julianne Moore. Vale a pena ser revisto :)

Egon Schiele - mulher sentada com o joelho dobrado

John Singer Sargent - madame X

Amadeo Modigliani - mulher com um leque 

Gustav Klimt - Adele Bloch-Bauer I

John Currin - a alejada

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

M/M Paris

" Uma imagem nunca nos interessa apenas como tal. Sua relevância está em conter uma soma de diálogos, histórias, experiências com diversos interlocutores, e ao fato de induzir a um questionamento desses valores pré-existentes. É isso que a torna, para nós, uma imagem relevante. Uma boa imagem deve estar entre duas outras igualmente boas: uma anterior e outra que ainda está por vir", M/M Paris



A parceria entre os diretores de arte Michael Amzalag e Mathias Augustyniak deu origem ao M/M Paris, um  estúdio que realiza trabalhos de design em parceria com grandes nomes da música, moda e artes plásticas. Entre eles estão Madonna, Björk, Stella McCartney, Riccardo Tisci e Inez van Lamsweerde & Vinoodh Matadin.  O MMK ( Museu de Arte Moderna de Frankfurt) resolveu reunir alguns dos trabalhos mais emblemáticos da dupla, realizados entre 1995 a 2009, em uma exposição - parte de uma grande retrospectiva feita em comemoração aos 20 anos do museu.

Como boa admiradora do estilista Yohji Yamamoto que sou, escolhi quatro de seus trabalhos, em parceria com o M/M Paris, que me chamaram mais atenção:

FW 1996 por David Sims

SS 11 por Inez van Lamsweerde & Vinoodh Matadin

FW 11por Craig McDean

FW 1996 por David Sims