quarta-feira, 31 de agosto de 2011


Karim Rashid está de volta ao Brasil. Um dos maiores designers do século XXI fez uma palestra ontem, na Belas Artes, para dar início a quarta edição do BoomSPDesign, evento promovido pela própria insituição com seminários e workshops voltados para o design, arquitetura e arte.

O artista egípcio esfatizou a importância de estimularmos a singularidade que cada ser humano possui. “Nascemos cada qual com sua digital e com uma forma diferente de ver o mundo. Aos poucos, nos forçamos a olhar todos na mesma direção. Esse é nosso grande problema”, afirma. Adepto da tecnologia, Rashid mostrou alguns dos mais facinantes projetos idealizados por ele que buscam a harmonia total entre conforto, beleza e criatividade.


E toda essa energia criativa também já fez sua contribuição na moda. Em 2008, quando realizou sua primeira grande exposição no Brasil (a maior de um designer extrangeiro no país), no Istituto Tomie Otake, a marca Melissa voltou a comercializar dois modelos exclusivos criados por ele em 2005: Karim Rashid High, scarpin com salto alto irregular, e Aranha Karim Rashid, sandália rasteira que segue o desenho do modelo tradicional da marca.


Este ano, o designer vem com mais uma novidade em parceria com a Nooka. Uma não, duas: o relógio 'Yogurt' e uma linha de óculos chamada 'Mercury', parecidos com os que o próprio Rashid usa em muitas de suas aparições públicas.




segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Björk - Biophilia


É verdade que Björk e a moda sempre flertaram um bocado. E para confirmar esse romance, o novo disco da islandesa, Biophilia, vem cheio de referências fashion. Para a capa, Björk escolheu um modelito da dupla Inez e Vinoodh, diretamente da Holanda. Além disso, a cantora ainda contará com o figurino assinado por Stefano Pilati, estilista da YSL, para a turnê do disco. Biophilia, que chega no mercado dia 27 de setembro, será lançado também em aplicativos de iPad. De acordo com a própria Björk, "esta foi a melhor forma de unir música, natureza e tecnologia".



Outra novidade entre Björk e o mundo da moda é a participação da cantora como editora de moda convidada da revista britânica Dazed & Confused, em comemoração a sua edição número 200. O resultado foi uma verdadeira obra de arte.




E para embalar, que tal ouvir a música "Virus", do novo disco?



quarta-feira, 24 de agosto de 2011

balé nas passarelas

Ontem estive no desfile da estilista Cris Barros, que aconteceu no Hotel Unique, em São Paulo. E não é que, mais uma vez, a inspiração foi a dança? Mais especificamente o balé. Desde o longa-metragem "Cisne Negro" a onda de coleções inspiradas na dança vem crescendo como nunca.

Para o seu verão 2012, Cris inspirou-se no Ballets Russes. Você conhece? Se não, se prepare, porque é realmente lindo.


O Ballets Russes foi uma companhia de balé (1909 a 1929) emigrada da Rússia, com sede em Paris, que influenciou muito todas as formas de balé comtemporâneo. Grandes bailarinos fizeram parte de seu corpo de dança, como Nijinski, Anna Pavlova e Balanchine. Além dos dançarinos, seu fundador, Serguei Diaghilev, também conseguiu convencer e contratar grandes nomes da coreografia, música e pintura, como Igor Stravinsky, Picasso, Matisse e Jean Cocteau. O balé russo tinha status de uma pintura em movimento e, nos seus vinte anos de duração, redesenhou e revolucionou a estética de dança conhecida até aquela época.  

 


Com inspiração justamente neste período da dança, a coleção de Cris Barros destaca tecidos que prezam pelo movimento e delicadeza. As modelagens e cortes são extremamente femininos e compostos, em boa poarte, por vestidos longos. O início da apresentação contou ainda com uma linda bailarina, que ensaiou alguns passos e deixou todos da plateia no clima perfeito para receber a coleção.




De poético a político


Rio Oir. É com este jogo de palavras palíndromas – que podem ser lidas nos dois sentidos - que o artista plástico Cildo Meirelles batizou sua mostra que inaugurou no último dia 18, no Itaú Cultural. Parte da série Ocupação, a obra mostra o som captado das águas das três maiores bacias hidrográficas brasileiras, juntando-as ao som de risadas. “ ‘Rio’, se refere às risadas, e o ‘Oir’ (ouvir, em castelhano) a esse rio virtual” explica Cildo. A idéia, que teve início nos anos 70 em anotações feitas pelo artista, começou a ser realizada em 2009 quando foi dado início a coleta dos sons em Águas Emendadas, na foz do Rio São Francisco, nas cataratas de Foz do Iguaçu e na Pororoca, Amapá.
“Viajamos para captar o som delicado das águas, mas o que encontramos foi a privatização dessas nascentes”, explica o curador da mostra, o arquiteto e urbanista Guilherme Wisnik.” E foi assim que o trabalho passou de poético para político”, brinca. Quem compartilha da mesma idéia é Gustavo Rosa de Moura, diretor do documentário “Cildo”, sobre a vida do artista. Somente com uma ressalva. Para o cineasta: “o aspecto político de Cildo, está sempre a serviço de um princípio poético” explica.
Para o próprio artista, a raiz da questão esta em suas vivências pessoais. “O espaço urbano começou a virar uma espécie de labirinto de proibições”, argumenta Cildo. “Quando morei Brasília, em 1958, a gente passeava nas cachoeiras de Tiquira, que hoje estão sendo transformadas em resort ou em campos de golfe”, conclui.
No primeiro ambiente da exposição, o visitante se depara com o límpido cair das águas, no seguinte, com boas risadas. Com edição de Fernando Magalhães, o som é emitido através de um vinil long play, prensado em Londres, no estúdio Abbey Road, que, aliás, já foi usado pelos Beatles.





sexta-feira, 19 de agosto de 2011

O azul de Yves Klein


Conhecido no Brasil como "azul bic", esta cor já tem dono e não é de hoje: o artista francês Yves Klein. Desde o começo de sua carreira, o pintor (1928-62) produzia a maior parte de suas obras em tons monocromáticos, até fixar-se em um coloração viva, que ele acabou por patentear de "International Klein Blue (IKB, =PB29, =CI77007). A cor voltou a ser uma forte tendência nas últimas semanas de moda nacionais e internacionais. Parece que o verão do hemisfério sul chegará ainda mais azul: tanto na moda como na beleza.







quinta-feira, 18 de agosto de 2011


Que criança não gosta de brincar com a comida? Parece que o fotógrafo Carl Kleiner não perdeu o gosto pela coisa. Nesta serie, Kleiner monta personagens com todos os tipos de alimentos e os fotografa com uma graciosidade única. Os tons pasteis, usados no fundo das imagens, fazem essa união ainda mais harmônica. O segredo do sucesso de suas imagens? A excelente composição, muito perceptível também em outros trabalhos do artista, que adora dar vida a objetos inanimados.

Veja mais alguns desses deliciosos personagens:







sexta-feira, 12 de agosto de 2011


"There were always in me, two women at least, one woman desperate and bewildered, who felt she was drowning and another who would leap into a scene, as upon a stage, conceal her true emotions because they were weaknesses, helplessness, despair, and present to the world only a smile, an eagerness, curiosity, enthusiasm, interest"

Anaïs Nin

terça-feira, 9 de agosto de 2011

rainbow hair

Rever os cabelos coloridos de Katie Shillingford me fizeram ir atrás de outras cabeças coloridas por aí!
Separei três delas para alegrar o dia:




segunda-feira, 8 de agosto de 2011

a noiva vem de cinza

E quem disse que precisa ser de branco?

Katie Shillingford, editora de moda da Dazed & Confused, formalizou sua união com Alex Dromgoole vestindo uma linda criação de Gareth Pugh na semana passada.

O vestido de noiva fugia completamente do tradicional: cinza claro, de chiffon, todo rasgado. É.. não é qualquer uma que segura essa onda. E não é que a moça, dona das madeixas lilás, não deixou a desejar?