Karim Rashid está de volta ao Brasil. Um dos maiores designers do século XXI fez uma palestra ontem, na Belas Artes, para dar início a quarta edição do BoomSPDesign, evento promovido pela própria insituição com seminários e workshops voltados para o design, arquitetura e arte.
O artista egípcio esfatizou a importância de estimularmos a singularidade que cada ser humano possui. “Nascemos cada qual com sua digital e com uma forma diferente de ver o mundo. Aos poucos, nos forçamos a olhar todos na mesma direção. Esse é nosso grande problema”, afirma. Adepto da tecnologia, Rashid mostrou alguns dos mais facinantes projetos idealizados por ele que buscam a harmonia total entre conforto, beleza e criatividade.
E toda essa energia criativa também já fez sua contribuição na moda. Em 2008, quando realizou sua primeira grande exposição no Brasil (a maior de um designer extrangeiro no país), no Istituto Tomie Otake, a marca Melissa voltou a comercializar dois modelos exclusivos criados por ele em 2005: Karim Rashid High, scarpin com salto alto irregular, e Aranha Karim Rashid, sandália rasteira que segue o desenho do modelo tradicional da marca.
Este ano, o designer vem com mais uma novidade em parceria com a Nooka. Uma não, duas: o relógio 'Yogurt' e uma linha de óculos chamada 'Mercury', parecidos com os que o próprio Rashid usa em muitas de suas aparições públicas.